quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sintese PV9

Na unidade escolar temos a presença do Conselho Escolar como representante da comunidade escolar que como toda a situação nova enfrentou altos e baixo. Temos o Conselho Escolar mas também temos a presença das famílias na escola e isso ajuda muito no direcionamento das ações.Chegamos a conclusão que temos uma escola democrática com um Conselho que aos poucos vai adquirindo confiança e conhecimentos para realizar o seu trabalho.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Nosso Conselho Escolar.

O Conselho Escolar é o espaço onde professores, funcionários, pais, alunos tem para efetivarem ações que contribuam para uma aprendizagem plena na escola.
Temos a escola como a instituição que tem por obrigação oferecer oportunidades educacionais básicas com qualidade para todos.
Essa instituição necessita quando oferece suas praticas educacionais respeitar a história de vida dos estudantes e ao mesmo tempo intervir na construção desta história, apresentando condições para melhoria de vida, pois nos somos produtos do que vivemos,passamos através do aprendizado por transformações, pois estamos em permanente construção.
A escola por ser meio de transmissão, através de suas práticas educacionais pode vir a reforçar os interesses dos grupos mais fortes da sociedade, sendo assim o Conselho Escolar tem sua função fiscalizadora de evitar que a escola reproduza prática que mantenha injustiça e desigualdade social.
O Conselho Escolar tem que estimular que a cultura da comunidade esteja presente no Projeto Político Pedagógico, pois o aluno tem que ampliar o seu conhecimento e não passar por processos em que os conteúdos são decididos por outro senão a escola pode se tornar um lugar de negação da educação.
O Conselho Escolar junto com professores devem encontrar meios para que os procedimentos didáticos pedagógicos garantam a todos os alunos o avanço na sua formação.
Vemos o Conselho Escolar como um órgão que tem ação privilegiada para que a escola cumpra a sua função na formação das pessoas, cada membro é co- responsável pela valorização do saber.
O Conselho Escolar em nossa unidade já começa a perceber que o convívio constante dos pais na escola assume um papel de relação onde alunos e familiares são sujeitos de sua própria educação.
O nosso conselho escolar apresenta ainda algumas dificuldades para as articulações apesar de sermos uma escola de educação infantil e os pais estão presentes todos os dias na escola, mas percebemos que isso acontece devido a nossa pouca experiência democrática estamos lutando dia a dia para superarmos nossas dificuldades.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SÍNTESE PV8



A falta de comunicação através dos canais de comunicação, as ações que devemos realizar com nossos recursos e o inicio do planejamento escolar foi o assunto da reunião realizada em 02 de fevereiro na unidade escolar com o Conselho Escolar.
Os professores que fazem parte do Conselho Escolar explanaram sobre as datas comemorativas, reuniões e projetos que desenvolverão com as crianças em 2012, comentaram como serão recebido as crianças e sobre as atividades que irão realizar na primeira semana para integração de todos.
Os Conselheiros levantaram o problema sobre o Chuveirão e ficou agendado que faremos uma Festa do sorvete, em 09 de março para captação de recurso para esse fim.
Ficou estipulado que continuaremos insistindo nos canais de comunicação, mas não deixaremos o uso da agenda onde fixamos os bilhetes que os pais recebem assinam e nos devolvem. O professor continuará responsável na cobrança das mesmas e quando não há retorno, ligamos para a família do aluno.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SINTESE PV7

SINTESE DE REUNIÃO – PV 7. POSTADO EM 13/01/2012

Reunimos em14 de dezembro de 2011, o Conselho Escolar, onde fizemos uma avaliação do cumprimento da LDB em nossa unidade escolar, principalmente em democratização, verbas e financiamento escolar.
Observamos que é oferecido pela Secretaria de Educação do Município curso de capacitações para funcionários, professores e diretor.
Percebemos que existe uma maior interação família escola, com o objetivo da melhora de aprendizagem e melhor qualidade de ensino.
Observamos que estamos participando de uma gestão democrática, pois temos a participação e opiniões da comunidade escolar.
Caracterizamos uma gestão democrática pelas ações que são discutidas, planejadas e executadas por todos da comunidade escolar, direção, pais, funcionários e professores.
Relembramos de onde vieram os recursos e como foram aplicados.
Recursos esses: PDDE, subvenção da Prefeitura, captação com eventos e lembramos a todos que as decisões da aplicação desses recursos são deliberadas junto ao Conselho Escolar e Comunidade Escolar.