No dia 12 de agosto, apresentamos aos pais,funcionários e professores um questionário para darmos início ao Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
No dia da rematricula e reunião de pais mostramos para eles o resultado do questionário e as ações que devemos empreender para obtermos resultados.
No questionário perguntamos o que a comunidade deseja que seja a educação da escola.
Em uma participação de 52,51% conseguimos as seguintes respostas:
Participaram da pesquisa: 176 PAIS, 17 PROFESSORES, 5 FUNCIONÁRIOS
O RESULTADO:
COMO QUEREM A ESCOLA:
62,62%- querem uma escola comprometida com o desenvolvimento da criança, que tenha um ensino de qualidade, que vise o aluno em primeiro lugar, que tenha segurança e que haja interação entre a família e a escola.
19,19% - querem uma escola voltada para a natureza e educação ambiental e que supra as necessidades da criança em brincadeiras.
1,01% - querem uma escola que prepare a criança para um futuro vestibular.
1,5% - como uma escola particular, poucos alunos por sala e um auxiliar para o professor.
15,15% - uma escola em período integral.
1,01% - aulas de balé, inglês, espanhol e informática
SUA ESCOLA APRESENTA PROBLEMAS
1,01% não temos condições de avaliar.
1,01% falta de material (papel sulfite, massinha).
17,17% não apresenta problemas.
9,09% falta professor auxiliar.
32,82% falta de funcionários.
49,50% chuveirão quebrado.
0.50% pátio dividindo espaço com o refeitório.
12,12% falta de bebedouro perto do parque e classes do maternal.
PONTOS POSITIVOS
15,15%professores experientes.
7,5% atenção com as crianças.
11,11%funcionários atenciosos.
5,55% direção prestativa.
10,20% diversos materiais disponíveis.
7,5% espaço amplo e adequado.
10,20% equipe com união.
16,66% organização
15,15%limpeza
5,55% ótimo acervo infantil na biblioteca.
3,03% processo pedagógico transparente.
7,5% merenda de qualidade
PONTOS NEGATIVOS
0,50%pouco acesso as informações da escola.
1,50% melhorar o espaço para os momentos festivo.
9,09% falta de funcionários.
0,50% os pais terem de seguir regras da escola.
5,05% falta de vigilante.
8,5% areia suja.
15,15% falta de bebedouro perto da areia.
12,62% falta de secretária.
4,04%falta de massinha e sul fite.
6,56% prédio necessitando de pintura.
29,79% não apresenta pontos negativos.
10,10% falta de professor auxiliar para o maternal.
0,50% merenda de má qualidade em alguns dias.
A partir deste levantamento reunimos novamente com o Conselho Escolar para iniciarmos a fase do diagnóstico e concluímos que a nossa escola é comprometida com o desenvolvimento da criança e que possui um ensino de qualidade.
A nossa escola tem projetos de educação ambiental que faz parte do plano anual e ela visa o desenvolvimento da criança através de brincadeiras, inclusive somos pólo do Projeto Brincar,curso de capacitação oferecido pelo Departamento Pedagógico,para professores,coordenadores e gestores.
Quando os pais pedem uma escola em período integral, entendemos a situação porque a grande maioria trabalha o dia todo,tendo que deixar seus filhos com outras famílias,mas cumprimos determinação do MP,pois essa escola até 2008 tinha período parcial e integral.
Percebemos que estamos perto da escola que desejam, mas precisamos resolver outras necessidades para que isto venha acontecer, temos pois, Problemas e Pontos Negativos:
Falta de material (papel sulfite e massinha),o papel sulfite devido á licitação demorou a chegar mas já foi solucionado,a massinha podemos contornar com a confecção da massinha caseira feita pelo professor e alunos, pois este material veio somente uma caixa por aluno.
Falta de professor auxiliar, este pedido iremos levar novamente para a Diretora de Departamento da Educação Infantil para que a mesma se empenhe junto á Secretária de Educação,sendo este um antigo pedido dos pais.
Falta de funcionários, na realidade precisamos sim de mais um funcionário para serviços gerais e uma secretária para auxiliar na parte administrativa, para essas ações dependemos totalmente da Srª Secretária de Educação que está ao par desta situação através dos ofícios enviados em várias ocasiões.
Pais colocam areia suja,a areia é trocada todos os anos,mas o tanque tem o fundo de terra para a drenagem do mesmo e suja a areia com facilidade, devemos observar com mais atenção as trocas de areia,para que elas aconteçam pelo menos duas vezes ao ano.
Falta de bebedouro perto da areia, esse problema de fato existe e segundo a nossa Diretora de Departamento da Educação Infantil irá transferir de uma unidade que não faz uso para a nossa EMEI, o pedido para que se realize a transferência já foi feita por esta unidade escolar.
Pouco acesso as informações da escola, colocado por um membro da comunidade, uma situação que iremos verificar pois todas as informações são passadas para todos na escola,usamos agenda,recados nas portas das salas,documentos contábeis,plano anual,regimento ,todos a disposição da comunidade,na sala da direção a comunidade tem livre acesso a escola o portão é aberto 15 minutos antes do horário final para que os pais peguem seus filhos nas salas de aulas com os professores.
Prédio necessitando de pinturas, apesar de bem conservado, já se faz necessário uma pintura o que estamos aguardando o Departamento de conservação da Prefeitura, pois está no programa deste ano a pintura da escola.
Falta de vigilante, a vigilância só é feita nas escolas de ensino fundamental,este pedido estamos encaminhando através de ofício para a secretária de educação,não estando em nossas mãos o poder de decisão.
Merenda de má qualidade, opinião de um membro da comunidade para o qual deixamos bem claro em nossa devolutiva que a merenda não é de má qualidade o que foi aplaudido pelos presentes, pois nosso cardápio tem todos os percentuais necessários para uma alimentação balanceada e este é elaborado pela nutricionista da secretaria de educação.
Chuveirão quebrado, esse espaço de lazer deverá passar por uma reforma geral pois o seu problema é o encanamento e falta de escoamento da água,dependemos do departamento de conservação.
Outro ponto que nos foi colocado por um só membro é os pais terem que seguir as regras da escola. Em nossa devolutiva foi colocado para todos,que regras são necessárias quando temos um espaço para ser administrado e onde todos tem que conviver harmoniosamente. Que a escola é uma espaço da sociedade e como tal seguimos regras, pois a sua liberdade vai até onde começa a do outro sujeito,todos aplaudiram e depois comentaram que a escola está de parabéns pela organização e disciplina,dando segurança para eles deixarem seus filhos.
Quanto a melhorar o espaço para os momentos festivos entendemos que é um palco para as crianças se apresentarem, pois todos no mesmo plano fica difícil de verem seus artistas, esse pedido iremos colocar no plano de trabalho da subvenção que recebemos da Prefeitura como uso para o aluno e procurarmos uma firma especializada para montar um palco quando tivermos apresentações,pois o nosso pátio não comporta um palco fixo.
Temos então como objetivo dentro desta unidade escolar ,
· Uma escola comprometida com o desenvolvimento da criança.
· Que tenha um ensino de qualidade.
· Que vise o aluno em primeiro lugar.
· Que haja interação escola e comunidade.
· Que supra as necessidades da criança com brincadeiras.
· Que tenha material suficiente para o desenvolvimento das crianças.
A nossa escola
A EMEI “PROFª MARINA DULCE PIERONI BARBIERI”, situa-se Rua José Sponchiado nº 67 no Jardim Santa Paula, fazendo parte do complexo Alto do Ginásio.
e-mail da unidade: marinadulce@sertaozinho.sp.gov.br Atende crianças de 03 anos a 5anos e 11 meses num total de 336 alunos matriculados e frequentes em 2011.
Funciona no período das 7h30min ás 17horas.
Nossa EMEI está inserida no bairro com localização na região leste da cidade, este bairro é residencial com pequeno comércio, que atende em uma emergência sua população nas necessidades diárias (uma farmácia, um pequeno mercado, vários botecos, uma papelaria, um pet shop, uma padaria, uma sorveteria, um fotógrafo, uma loja de plantas ornamentais, dois açougues).
A maioria dos moradores do bairro são famílias antigas que em sua grande maioria saíram do centro da cidade e famílias de outros bairros periféricos que mudaram seu padrão econômico e migraram para o Alto do Ginásio, pois este não é um bairro violento.
A EMEI fica em uma posição privilegiada, pois sua área é de um quarteirão quadrado, possui 1562 metros quadrados de área verde, com muitas árvores e cantinhos para brincadeiras, possui uma área construída com 9 salas de aulas de 7 metros quadrados cada uma, 1 cozinha com despensa para estoque de alimentos e uma área de serviço, 1biblioteca, 1 sala multifuncional, 1 sala de professores, 1diretoria, 2 banheiros masculino e 2 banheiros femininos tendo cada um 4 divisões sanitárias, com louças apropriadas para a educação infantil, 1 almoxarifado, 1 área de serviço e um grande pátio coberto.
Temos 16 professores, sendo 14 professores efetivos e 2 professoras contratadas por um ano, contrato este por processo seletivo, 1 professora cuidadora, também contratada por processo seletivo, pois temos criança que necessita de acompanhamento, 1 Coordenadora Pedagógica que cumpre somente 10 horas na Unidade por determinação da Secretaria Municipal de Educação. A escola conta também com 3 auxiliares de serviços gerais,sendo dois efetivos e 1 auxiliar tercerizado, 1 merendeira e 1 auxiliar de cozinha também tercerizadas.
A EMEI cumpre o calendário escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.
Os recursos que a escola recebe vem de financiamentos da educação como o PDDE e a subvenção que a Prefeitura Municipal repassa para as APM das escolas. ,temos alguns eventos para captação de recurso.
Referência bibliográfica:
SARTI S.M. Conto, Canto e Encanto com a minha história Sertãozinho, Energia, fé, e trabalho,Editora Noovha América 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário